ORGANIZAÇÃO DE MALAS
As férias estão chegando e se a ideia é viajar, você certamente precisará organizar uma mala.
Não é difícil, mas o compromisso de organizá-la e não esquecer de nada, pode gerar ansiedade e procrastinação. Mas deixar para a última hora, é justamente o que aumentará a chance de você esquecer coisas. Assim, a má experiência será lembrada em uma próxima viagem, gerando desconforto.
Então, para evitar esse ciclo, aproveite as dicas e mãos à obra:
O QUE LEVAR: A lista inicial
Comece com uma semana de antecedência e revise 1 dia antes. Dá trabalho, mas pense que a lista depois de pronta, servirá como base para uma próxima viagem. Você terá sua própria lista!
Tenha em mente os limites de peso, volume e número de bagagem para as de mãos e a serem despachadas, permitidos para todos os lugares em que irá. Pode haver variação de lugar para lugar e durante o seu percurso.
Alguns itens não devem ser levados em bagagem de mão, alguns em lugar algum. Na dúvida, confirme com a agência ou companhia de viagem.
Pense no clima e número de dias. Abra um lençol sobre a cama e faça combinações entre roupas e cores básicas. Varie nos acessórios e ganhe looks diferentes. Pense nos eventos que acontecerão durante dia e noite e combine os looks. Ex.: para o dia 1: evento A, evento B. Para o dia 2: Evento A, evento B, etc.
O básico será:
Roupas : íntimas(meia, cueca, calcinha), de banho (maiô, sunga, roupão), específicas (esporte, neve), as de parte de cima(blusa, camisa, camiseta, casaco) e as da parte de baixo (shorts, calça, saia)
Calçados: chinelo, tênis, bota, outros baixo e alto.
Acessórios: Gorro, boné, relógio, bijuteria, capa de chuva, lenço/ echarpe/cachecol, luva, bolsa, cinto.
Higiene e beleza: Desodorante, shampoo, condicionador, creme de pentear, pasta de dente, sabonete, fio dental , barbeador, depilador, cortador de unhas e lixa.
Maquiagem, demaquilante, algodão, protetor solar, repelente, hidratante.
Documentos: Passaporte com visto, RG original, autorização para menores, reservas, valchers, ingressos.
Remédios: De uso contínuo com receita, de uso comum, antialérgico e específicos.
Eletrônicos e afins: eletrônicos , carregadores, baterias.
Diversos: Sacos plásticos, à vácuo, cadeados, balança
COMO LEVAR: Lugar, dobra e embalagem
Em bagagens de mão:
Levar:
Eletrônicos e carregadores
Uma troca de roupas, caso haja problemas com o vôo ou com sua bagagem
Caneta, documentos e dinheiro
Chaves e cadeados
Livro ou algo que o distraia
Remédios com receita
Não levar:
Líquidos ou cremes com volume superior a 100ml, pontiagudos, explosivos, inflamáveis, equipos esportivos e de lazer
Nas malas:
Itens de higiene e todos os que podem vazar, ficarão protegidos se revestidos com plástico filme e se não der, coloque-os em um saco plástico bem fechado.
Ao sapatos ficarão melhor em sacos plásticos ou material que possa ser descartado, já que os pares estarão sujos.
Se não quiser vincos nas roupas, guarde as peças abertas ou as coloque parcialmente na mala, deixando parte para fora, coloque o restante que precisar e ao terminar a organização, coloque a parte que ficou para fora para dentro. Funciona bem para as pernas das calças.
Separe um saco para as roupas sujas. Não misture tudo dentro da mala.
Os sacos à vácuo, funcionam muito bem, mas lembre-se que ele diminui o volume, mas não ajuda no peso.
Deixe na parte de cima, a primeira roupa que acha que usará ao chegar: pijama, roupas de festa ou que for usar, assim evita que cansado, precise revirar toda a mala logo na chegada.
Separe por conjunto quando isso fizer sentido e quando não, por item: roupas íntimas, roupas de banho, camisetas, etc.
Depois da mala pronta, a identifique, com algo que seja fácil reconhecê-la na esteira de bagagens. Ex.: Uma fita, uma cinta para malas. Uma tag com nome e local de origem é muito útil.
Confirme suas reservas, cheque os documentos de identificação, contrate transporte para aeroporto com antecedência e chegue no aeroporto, com antecedência de 2 horas para vôos nacionais e 4 horas para internacionais. Use roupas confortáveis e adaptáveis ao clima de chegada. Depois disso, é só aproveitar sua viagem, sem stress de mala mal feita!
Boas férias!